top of page

BLOG 

download (1).jpeg
Autismo é hereditário?

 

Quando falamos do Transtorno de Espectro Autista surgem várias dúvidas, uma delas é se esse transtorno é hereditário. Uma pesquisa feita pelo JAMA Psychiatry em 2019, com 2 milhões de pessoas, de cinco países diferentes, mostra que cerca de 97% a 99% dos casos de autismo têm causa genética, destes 81% são hereditários. Além disso, sugere que 18% a 20% dos casos têm causa genética somática, ou seja, não hereditária. Enquanto cerca de 3% dos casos se apresentam com causas ambientais, como também pela exposição às drogas, infecções, estresse, desequilíbrios metabólicos e traumas durante a gestação.

Em contrapartida, a comunidade médica acredita que cerca de 90% dos casos apresentam fatores genéticos, enquanto apenas 10% apresentam causas ambientais.

Outra pesquisa realizada pela Simons Foundation Autism Research Initiave (SFARI), de Nova York, com mais de 2 mil famílias de crianças autistas, comparou o DNA da criança com o dos pais. Destes, 25% dos casos apresentaram a “mutação de novo”, ou seja, não foi herdada de nenhum dos pais.A única certeza é de que o autismo é composto por uma série de alterações no funcionamento normal do cérebro.

O que é a crise de ansiedade?

crise de ansiedade é uma situação em que os sintomas de ansiedade, como angústia, medo, preocupação ou insegurança, são intensos. Embora algumas vezes os sintomas surjam rapidamente, é comum a crise começar lentamente na medida que a situação estressante se aproxima.

ansiedade1.jpg
saude-mental-homem-depressao-1675447712601_v2_900x506.jpg
Curar depressão é possível? Remédios, tratamentos naturais e terapias alternativas.

bem diferente de ser diagnosticado com depressão: ambas surgem de um acontecimento na vida, mas a tristeza é passageira, explica a psiquiatra Dra. Simone Barazzetti Olsson.A maioria das pessoas que sofre de depressão não sabe que tem o problema, afirma Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Existe ainda uma outra parcela da população que confunde o mal com ansiedade e tristeza.

Como curar depressão: tratamentos Tem cura?

A depressão é uma doença que não possui cura definitiva e a reincidência de seus sintomas é algo bastante comum e frequente. Quem sofreu um episódio depressivo tem 50% de chance de ter um segundo, afirma o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. Por isso os cuidados devem ser constantes e o paciente acompanhado de perto por especialistas. Apesar de não ter cura, a depressão pode ser tratada e ter seus sintomas controlados, garantindo assim uma vida comum ao paciente.

Remédio

Após a depressão ser diagnosticada, o primeiro passo é receber do médico a indicação de antidepressivo. Diferente do que grande parte das pessoas pensa, o medicamento não vicia.  Alguns acarretam efeitos colaterais, mas ainda assim são o melhor remédio para a depressão, explica o Dr. Antônio Geraldo da Silva.

Quais são as características de um cérebro com TDAH?

 

De acordo com o neurocientista, PhD e biólogo Dr. Fabiano de Abreu, nos estudos foi possível perceber uma redução de volume e funcionamento da substância branca e cinzenta do cérebro de pacientes com TDAH, relacionadas a funções de atenção, planejamento cognitivo, processamento e comportamento. “Recentemente, o papel do córtex pré-frontal foi relatado como de extrema importância devido a sua interconexão com outras áreas vitais, como núcleos caudados e o cerebelo, que juntos estão envolvidos na regulação da atenção e do comportamento”, explica o neurocientista.

foto-37.jpg
download (2).jpeg
A Dependência química tem cura ?

A dependência química é uma doença incurável, progressiva e fatal. Ela não tem cura, mas possui tratamento. E caso a pessoa não procure tratamento o uso de substâncias químicas se transforma em abuso, depois em hábito, até a instalação da dependência, tornando sua própria vida e a de todos à sua volta uma tragédia.

© 2023 - Direitos reservados a Neuropsiquiatrian.i

  • Whatsapp
  • Wix Facebook page
  • Instagram
  • cartão de visita designer de sobrancelhas minimalista (5)_edited
bottom of page